terça-feira, 30 de novembro de 2010

Auto-ajuda não é Psicologia!





Oi vizis!
Hoje falaremos sobre os livros de auto ajuda que lotam as prateleiras das livrarias e tem diversos temas desde "como agarrar um homem", "como criar seu filho", "como ganhar dinheiro", e por ai vai....

A variedade é tanta que corre-se o risco de comprar de todos os tipos, como se através deles pudéssemos encontrar soluções para as nossas questõe
s diárias .


Mas a vida não é um livro. Embora tenhamos no nosso cotidiano, capítulos, personagens, começos , meios e fins ... Nada é tão programável e controlável como parece.


Vejam bem, não estamos aqui para dizer se devem comprar ou não livros de auto ajuda, o que estamos colocando em questão é a importância de cada um se perceber, entender que não existem fórmulas e nem soluções mágicas para os problemas que irão surgir ao longo de nossas vidas, devemos sempre levar em consideração a nossa capacidade interior de enfrentamento. Cada pessoa tem uma forma diferente de reagir, de sentir, de entender. 


Psicologia não é auto ajuda,porque auto-ajuda na maior parte das vezes é uma junção de "clichês" que acabam por acobertar o real problema.
No nosso trabalho, levamos em conta sempre a individualidade de cada um, para que se possa fazer um plano de trabalho, um plano de ação, e se conquiste as metas de acordo com as possibilidades de cada indivíduo.


Sendo que quem age é o paciente. Nós somente damos as ferramentas, mas quem caminha é ele.
Então não deixe você vizi de olhar para você mesma e refletir sobre a questão que te atormenta, antes de  de sair correndo atras de respostas nos livros, porque elas não estarão lá. A resposta , grande parte das vezes está dentro de você, e você precisa encontra-la.


Sem preconceitos, já pensou em procurar um profissional para te ajudar a lidar com as suas questões?
Os livros são mais distantes, de muitas promessas e por isso , mais fáceis., só que menos efetivos.
A terapia pode ser demorada, mas é mais próxima e não promete nada. Você se compromete. É mais difícil, mas mais efetiva.


Repensem vizis!
*Não recriminamos a auto-ajuda, entendam. Claro que é bacana ler até para ver que todos passam por coisas parecidas, seja qual for o caso, mas é importante diferenciar a seriedade e a profundidade de um trabalho psicológico dos chamados livros de "auto-ajuda" que muitas vezes são de autoria desconhecida, e de pessoas que não tem know-how para orientação deste tipo.


Beijos vizivizis e até o próximo Post!
E lembrem-se:  Chame! Nós podemos te dar muito mais do que um copo de açucar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário